RELATO DO TEXTO
Silvio da Costa Pereira
A pesquisa realizada por Silvio Costa tem por objetivo mapear os trabalhos que vinham sendo realizados sobre ou através da mídia nas escolas de Ensino Fundamental.
No seu trabalho de campo, buscou dados em escolas Municipais, Estaduais e Particulares . A partir desses dados foram escolhidas três escolas nas quais, através de entrevistas, observação e o uso de formulários, ficou evidente que a mídia faz parte da vida dos alunos, dos professores e das escolas em geral.
Concluiu que em boa parte das escolas há computadores, máquinas fotográficas, jornais, acesso a internet e até filmadoras, mas ainda falta uma melhor preparação dos professores para que promova ou estimule uso crítico e criativo para a utilização dessa ferramenta.
As tecnologias de informação e comunicação estão presentes em todos os momentos na nossa vida através da internet ( blogs, sites de relacionamento, e nas produções midiáticas com textos sonoros, visuais e escritos) também através de rádios, televisão, celular. Junto com esses diversos meios de comunicação vieram uma série de mudanças na nossa forma de se comunicar, de se relacionar e de ter acesso as informações.
É fundamental que as escolas deem acesso a todos eles para que os alunos possam aprender, refletir, criticar e criar através das tecnologias.
Conversamos sobre a importância da utilização das mídias na escola. Sabemos que existem escolas que as utilizam e as produzem com frequência, que há aquelas que timidamente as utilizam apenas como fonte de consulta ou editor de textos e até mesmo aquelas que as utilizam apenas como ferramenta administrativa.
Hoje, a escola não pode estar alheia a esta forma de comunicação. Cada indivíduo, ao viver sua cidadania deve saber utilizar as mídias e ter um posicionamento autônomo e crítico diante delas. Os professores, portanto, tem nas mãos um grande desafio: auxiliar seus alunos na utilização das mídias como ferramenta pedagógica, como objeto de estudo e como um veículo de expressão.
No seu trabalho de campo, buscou dados em escolas Municipais, Estaduais e Particulares . A partir desses dados foram escolhidas três escolas nas quais, através de entrevistas, observação e o uso de formulários, ficou evidente que a mídia faz parte da vida dos alunos, dos professores e das escolas em geral.
Concluiu que em boa parte das escolas há computadores, máquinas fotográficas, jornais, acesso a internet e até filmadoras, mas ainda falta uma melhor preparação dos professores para que promova ou estimule uso crítico e criativo para a utilização dessa ferramenta.
As tecnologias de informação e comunicação estão presentes em todos os momentos na nossa vida através da internet ( blogs, sites de relacionamento, e nas produções midiáticas com textos sonoros, visuais e escritos) também através de rádios, televisão, celular. Junto com esses diversos meios de comunicação vieram uma série de mudanças na nossa forma de se comunicar, de se relacionar e de ter acesso as informações.
É fundamental que as escolas deem acesso a todos eles para que os alunos possam aprender, refletir, criticar e criar através das tecnologias.
Conversamos sobre a importância da utilização das mídias na escola. Sabemos que existem escolas que as utilizam e as produzem com frequência, que há aquelas que timidamente as utilizam apenas como fonte de consulta ou editor de textos e até mesmo aquelas que as utilizam apenas como ferramenta administrativa.
Hoje, a escola não pode estar alheia a esta forma de comunicação. Cada indivíduo, ao viver sua cidadania deve saber utilizar as mídias e ter um posicionamento autônomo e crítico diante delas. Os professores, portanto, tem nas mãos um grande desafio: auxiliar seus alunos na utilização das mídias como ferramenta pedagógica, como objeto de estudo e como um veículo de expressão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário